30 de jan de 2017

ALERGIA OU INTOLERÂNCIA ALIMENTAR: QUAL A DIFERENÇA?


A alergia alimentar é uma resposta no sistema imunológico, que estimulam a produção de anticorpos (defesa do nosso organismo), podendo ser imediatas com reações mais comuns: coceira, vermelhidão e inchaço ou tardias que são mais difíceis de serem percebidas, pois os sintomas podem aparecer até 4 dias, por meio de dermatites, rinites, sinusites, asma, uriticárias, dentre outros. 

Estima-se que a alergia alimentar afete 6%  a 8% das crianças com menos e 3 anos de idade e 2% a 3% da população adulta no Brasil.


As intolerâncias alimentares não envolvem mecanismos imunológicos e, ocorre quando o corpo determina uma incapacidade de digerir um produto. O exemplo mais comum é a intolerância à lactose (o açúcar do leite) que ocorre quando há uma deficiência ou insuficiência da enzima lactase, a qual “quebra” o carboidrato do leite em glicose e galactose para que possam ser absorvidos. 

Os sintomas mais comuns são náuseas, diarreias, dor de cabeça e gases.

Lembrando do mais importante: SEMPRE consulte um médico para ter um diagnóstico. E o nutricionista poderá ajudar com sua alimentação, para a melhora do quadro clínico.

Deixem suas dúvidas nos comentários!

Nenhum comentário

Postar um comentário