8 de jun de 2016

PERGUNTAS QUE GOSTARÍAMOS DE FAZER A UMA COACH


O tema do post de hoje é MUITO interessante, um assunto que está sendo bem comentado, creio que a maioria já ouviu falar sobre o Coaching porém ainda não entendeu o seu real propósito. Conheci o coaching quando trabalhava para uma empresa de cosméticos, a mais ou menos dois anos atrás, foi muito bom para meu trabalho e fez com que eu crescesse muito, em termos de autoconfiança, estratégias e organização. 

No entanto, eu só conhecia esse lado do coaching, na área profissional e conversando com uma amiga e MASTER no assunto, ela me mostrou que o coaching abrange muito mais que isso. E sabendo da competência dela e do amor que ela tem pela sua profissão é que convidei ela para nos ajudar a entender melhor como o Coaching funciona.



Então para nós que ainda não sabemos como realmente este método é, separei algumas perguntas que gostaríamos de fazer a uma Coach:


O que o Coach pode mudar na minha vida?
Existem métodos diferentes de trabalhar o Coaching. O Coaching Tradicional ou comportamental que é um processo orientado à ação focada em resultados específicos, onde se é identificado o estado atual do cliente, construção de metas e objetivos, que são amparados por um plano de ação. Eu trabalho com o método do Coaching Integral Sistêmico (C.I.S) que tem como diferenciação uma ampliação do Coaching Tradicional, acrescido de ferramentas que trabalha não somente o lado racional do ser humano, como também, seu lado emocional, este, responsável por nossas ações. O CIS estabelece, restaura e constrói crenças que possibilitem a realização das metas e objetivos que são estabelecidas pelo cliente; Trabalhamos com superação e restauração de bloqueios que impedem o cliente de realizar suas metas e objetivos. O CIS também trabalha de forma sistêmica, ou seja, acreditamos que para se alcançar alta performance e plenitude em nossas vidas, devemos trabalhar a estruturação dos 11 pilares( espiritual, conjugal, filhos, social, saúde, intelectual, servir, financeiro, profissional e emocional), assim haverá um verdadeiro equilíbrio em todas as áreas, pois inevitavelmente um pilar reflete em outro. Trabalhando de forma sistêmica buscamos o verdadeiro equilíbrio e passamos a olhar a vida como um todo, para que sejamos verdadeiramente felizes em abundância e não somente em um determinado pilar.

Quando eu sei se preciso de um acompanhamento com um Coach?
Eu costumo dizer para as pessoas que estão interessadas a começar com o processo, que o Coaching não serve para todas as pessoas. O processo de Coaching Integral Sistêmico só é válido e eficaz para as pessoas que sentem necessidade de viver uma vida abundante, ou seja realizar seus sonhos e metas, sendo estas ousadas ou não.  Para se fazer o Coaching o cliente deve estar disposto a viver uma vida de bem estar pessoal e profissional, parece brincadeira quando falo isso, mas muitas pessoas não se sentem a vontade em largar velhos hábitos para viver uma nova história. Querer ser alguém diferente é fundamental para a mudança, mas ela só acontece de fato, quando nossas ações passam a ser diferentes da qual fazemos hoje. Então não basta querer, se junto eu não FAZER!

Tenho vontade de fazer um Coaching mais tenho medo das cobranças. Coaching é cobrança?
Quando iniciamos uma sessão de coaching, sempre explico que para ser uma nova pessoa, diferente da qual tenho sido, eu devo fazer coisas diferentes da qual hoje eu faço. No processo de Coaching o cliente terá livros para leitura, filmes para assistir e atividades rotineiras que deverão ser incluídas no seu dia a dia. O cliente nunca será obrigado a fazer nada, porém, resultados sempre serão proporcionais aos nossos esforços. Logo na primeira sessão, trabalho a autorresponsabilidade, que é a crença de que somos os únicos e responsáveis por nossas atitudes e pelos resultados da qual tenho obtido, sendo assim, o único que pode mudar este resultado sou eu.

Quanto tempo leva o processo de Coaching?
O Processo de Coaching dura em média de 3 a 6 meses, pois as sessões serão realizadas uma vez por semana, ou a cada 15 dias, sendo no total 12 sessões que corresponde a um ciclo. Cada sessão dura em média 1 hora e meia a 2 horas.

Várias pessoas dizem que Coaching é modismo o que pode dizer quanto a isso?
Modismo é  considerado aquilo que tem ciclo de vida curto ou algo de consumo tendencioso. O Coaching teve início na década de 1980, no Reino Unido e nos EUA. Nasceu primeiramente na área de business e no esporte, e na década de 1990, Anthony Robbins desenvolveu o conceito de Life Coaching. Toda a técnica é fundamentada na neurociência e inteligência emocional. O CIS quando foi criado por Paulo Vieira no Brasil há 20 anos atrás, estruturou o método nos seguintes ramos da ciência:
-Psicologia positiva: Psique humana voltada para a alta performance.
-Sociologia: Relações Sociais.
-Antropologia: Manifestações e comportamentos humanos.
-Teoria dos sistemas: Tudo está ligado e interdependente.
-Filosofia: Compreensão crítica e racional dos princípios humanos.
-Física quântica: Criação da realidade a partir do observador.
-Pedagogia: Estrutura do ensino e do aprendizado.
-Administração: Compreensão dos princípios de liderança organizacional.
-Ética: Compreensão de valores na construção do caráter.
Ainda no século V antes de Cristo, Sócrates já dizia: "Conhece-te a ti mesmo".
Por estes motivos e pelos resultados positivos que obtive na minha vida e de forma rotineira que presencio a cada sessão realizada com meus clientes eu afirmo e acredito que não será modismo.

Qual a diferença de Coaching, terapia e aconselhamento?
Terapia é trabalhar com um cliente que procura alívio para os  sintomas de dor em sua rotina e para problemas psicológicos. O cliente quer cura emocional e /ou o alívio do sofrimento mental. O motivo que leva o cliente entrar em terapia ou aconselhamento, em geral, é livrar-se da dor e do desconforto, mais do que ir em direção dos objetivos desejados. A terapia e o aconselhamento, mais do que o coaching tendem a se envolver com a compreensão e a trabalhar mais com as experiências do passado focando nas causas e consequências.
Aconselhamento é trabalhar com o cliente que se sente desconfortável e insatisfeito com sua vida. Ele está procurando direção e conselhos. O conselheiro trabalha de forma remediativa ao problema do cliente. O foco é sair de um problema ou tirar dúvida no que fazer.
Coaching é trabalhar com o cliente seu estado atual e estado desejado(sonhos e metas), construindo um plano de ação com passo  a passo do que ele deve fazer para realizar estes sonhos, eliminando tudo o que o cliente acha que é impeditivo em sua vida e potencializando tudo que ele tem de bom(características positivas), para que ele alcance suas metas e sonhos em tempo recorde.

Quais são as áreas que um Coaching abrange?
O método da qual eu trabalho Coaching Integral Sistêmico trabalha os 11 pilares da nossa vida como já foi citado acima, e tem como principais objetivos:
-Construir um estilo de vida abundante em todas as áreas.
-Promover o bem estar e a felicidade do indivíduo, tanto na área profissional quanto na área pessoal.
-Desenvolver as competências pessoais e sociais .
-Produzir no indivíduo crenças que sustentem e alavanquem seus objetivos e metas.
-Potencializar o indivíduo para sua melhor performance e desempenho.

O que o Coaching mudou na sua vida?
O CIS foi um grande divisor de águas em minha vida. Quando eu conheci o método eu estava passando por inúmeras dificuldades, e foi através do método que consegui reestruturar minha vida por completo e hoje eu afirmo que é possível SIM ser feliz em todas as áreas de nossa vida. Venho me desenvolvendo a cada dia mais, e pago um preço por isto, porque decidi ser feliz e entendi que isso só dependia de mim mesma e não das circunstâncias que a vida me apresentava. Eu percebi que eu sou responsável por minhas ações e resultados e quando adquiro o autocontrole e o domínio próprio minha vida flui abundantemente. O Coaching é luz onde há escuridão. Agradeço a Deus todos os dias por ter me dado esta missão e propósito para viver e ainda ser um instrumento de mudanças na vida das pessoas. 

Espero que as dúvidas possam ter se sanado, assim como as minhas foram! Agora sabemos qual a força que o Coaching tem o que quão importante ele é para as pessoas que querem uma mudança em suas vidas.

E quem tiver interesse de marcar uma sessão experimental, sem custo algum e com duração em média de 1 hora, só entrar em contato no Whatswapp (47) 96002028 ou no Escritório Paraná, 493, (44) 3252-4488.

Nenhum comentário

Postar um comentário