15 de abr de 2016

Você sabe o que é ASMR? Descubra como mudar sua vida agitada.


Certa vez estava eu no meu último emprego, e na época minha colega de trabalho havia reparado que eu gostava de ouvir as pessoas conversando bem baixinho (sim! falando assim parece meio louco, mas desde muito pequeno eu gosto de ouvir as pessoas falando bem baixinho, quase sussurrando). Me relaxa demais ouvir o som da voz em tons mais abaixo do que conversamos normalmente. Se a pessoa estiver cantando sussurrando então nem se fala, eu durmo na hora hahaha.

Pois bem, voltamos da onde comecei... Naquele dia, minha amiga de trabalho percebeu esse meu gosto peculiar e me perguntou se eu sabia o que era ASMR e eu prontamente disse que não; logo em seguida ela me mandou o link de um vídeo.

Assisti ao vídeo e sério! Quase cochilei na cadeira do trabalho. Pois era exatamente o que me relaxava: ouvir as pessoas falando bem beeem baixinho. Desde então minha vida mudou! Percebi que minha "loucura" não era tão minha assim e que existiam mais pessoas como eu, pela quantidade enorme de vídeos e comunidades no facebook. 

Todas as noites antes de dormir, ou quando estou muito agitado e ansioso, assisto algum vídeo de ASMR e é instantâneo o efeito que causa em mim.

Sempre indico para vários amigos que não conhecem e depois deles assistirem aos vídeos passam a concordar comigo e serem adeptos do ASRM


ASMR basicamente é uma sigla para Autonomous Sensory Meridian Response, o que nada mais é do que uma sensação muito boa na sua cabeça e no resto do corpo quando você assiste alguém fazendo determinadas atividades ou escuta alguns sons.

O nome é muito recente e não existem muitas pesquisas sobre o assunto. Depois de procurar mais sobre, descobri que o ASMR não é apenas as pessoas sussurrando, que era o meu caso específico que me causa o relaxamento e sim várias atividades comuns do dia a dia.

Desde alguém falar sussurrando, assistir alguém tocando o próprio rosto, alguém maquiando; ou alguém pintando a lápis ou desenhando; ouvir estalos ou pessoas lendo em voz alta (ou baixa); ruídos feitos com a boca, como estalar os lábios; ruídos suaves de materiais raspando; cliques sucessivos. 


O que você sente quando tem uma “manifestação” de ASMR é um formigamento no topo da sua cabeça. Se ela é forte o bastante, a sensação vai para todo o seu corpo. E algumas pessoas, como eu, acabam dormindo.

É um relaxamento profundo! Uma delícia. O que eu acho mais legal do ASMR é que ele foi “descoberto” graças à internet, pois muita gente compartilha dessa mesma sensação.

E o mais sensacional são que os vídeos com essa técnica, as pessoas que o fazem tentam ao máximo realizar determinadas ações envolvendo o espectador. Por exemplo, nos vídeos em que o ASMR em questão, são pessoas que gostam de ser maquiadas e sentir o toque dos pincéis de maquiagem no próprio rosto; a pessoa que está executando o ASMR vai conversar com a câmera como se você estivesse na frente dela; passando os pincéis e o dedo sobre a tela. Falando assim parece meio estranho, mas recomendo a assistirem para entenderem como funciona, e vão perceber como se estivessem realmente sendo tocados. 


No YouTube tem os “whisperers”, que são pessoas que fazem vídeos sussurrando para tentar estimular o ASMR no espectador.

Separei meus dois canais favoritos sobre o tema, cada dia assisto um vídeo diferente ou até mesmo repito vídeos que já assisti e gostei muito. Já tentei fazer isso com canais brasileiros, sim, temos ótimos whisperers dessa área no Brasil, mas não consegui me concentrar tanto quanto nos canais americanos. A verdade é que existem centenas de canais por aí (esses dias achei um francês) que você pode experimentar e descobrir qual te faz sentir mais relaxado (a).


Essa é a “Lily Whispers” apesar de ser bem nova, ela tem milhares de inscritos e conta com vídeos realmente interessantes. Os meus favoritos são os que ela utiliza pincéis e toque dos seus dedos na câmera. Os vídeos dela são meus preferidos, é começar a assistir e em minutos já estou dormindo.

Essa é a “Gentle Whispering”. Ela trabalha com isso há um bom tempo e acho que é a mais famosa da área. Eu amo os vídeos com objetos, como a escova de cabelos e o porta velas, um dos mais famosos do canal, com 10 MILHÕES de visualizações. Ah, ela também faz alguns vídeos em russo, mas eu prefiro os em inglês mesmo, pois, como disse, cada um responde de maneira diferente. 


Além dessas, existem várias outras pessoas, inclusive homens, com canais super acessados. Como é o caso do "Deluca ASMR":


Mas eu prefiro os canais com vozes femininas, pois consigo me concentrar e sinto que o meu relaxamento é mais rápido. Geralmente os vídeos possuem temas, como literatura, consulta médica, receitas, massagem, ou mesmo uma conversa sobre como foi seu dia e quão belos são seus olhos, boca, nariz, cabelo, etc. Para conhecer mais canais basta fazer uma busca no youtube com a sigla ASMR e irão descobrir a infinidade de vídeos relacionados ao tema. 

Se você ainda não estiver dormindo, deixe um comentário dizendo o que achou do método ASMR. 

Nenhum comentário

Postar um comentário