7 de abr de 2016

O REALITY SHOW AMERICAN IDOL CHEGA AO FIM NESTA SEMANA APÓS 15 TEMPORADAS NO AR

Chega ao fim nessa semana a 15ª e última temporada do reality show American Idol. Simon Fuller, o criador do programa junto com a FOX americana anunciaram o fim do programa que é exibido pelo canal Sony no Brasil.


Lembro como se fosse hoje, o primeiro American Idol que assisti, foi o que teve como ganhadora a cantora Jordin Sparks. Na época o programa estava em alta, nos EUA era como se fosse um Big Brother Brasil (fazendo a comparação da comoção nacional diante do programa) todo mundo parava para assistir e a final era como se fosse copa do mundo! Era um dos programas de maiores audiências da tv americana e quando começou a ser exibido no Brasil também ganhou uma grande legião de fãs, o qual eu me enquadro totalmente neste rótulo!

Nos anos que ficou no ar o programa ajudou a descobrir vozes como: Kelly Clarkson, Jordin Sparks, Carrie Underwood, Fantasia, David Archuleta, Adam Lambert e muitos outros...

Ganhadora da 1ª temporada – Kelly Clarkson
Ganhadora da 4ª temporada – Carrie Underwood


Ganhadora da 6ª temporada – Jordin Sparks

Exibido desde 2002, com o passar do tempo foi decaindo, novos programas do mesmo gênero foram surgindo, The X Factor, The Voice, o qual estes trouxeram uma nova roupagem para o "velho" programa de calouros musicais, fazendo com o que o bom e tradicional estilo de descobrir o novo queridinho da música, fosse cada vez mais deixado de lado, diante de tanta coisa nova que estava em jogo. 


A popularização da internet, o conteúdo on-line transmitido de forma instantânea e as redes sociais mudaram as regras, dando aos músicos e possíveis músicos acesso direto ao público, de uma forma que o formato nunca conseguiria. Creio que isso contribuiu para a sua queda, fazendo o American Idol virar uma relíquia. Um artigo vintage para os apreciadores de realitys deste segmento.

Sem tirar nenhum do seu mérito, até porque os reality shows musicais de hoje em dia só existem por causa do American Idol.

O programa cumpriu muito bem seu papel ao longo de 15 temporadas, e sempre vai ser o precursor do gênero, a anos atrás quando esse tipo de programa relacionado a música não tinha muito espaço na tv. 


Todas as temporadas foram apresentadas pelo Ryan Seacrest, que é o queridinho dos americanos: tem um programa de rádio matinal onde a maioria dos lançamentos da música ele quem toca primeiro; realiza a cobertura do tapete vermelho das premiações da música e cinema. Sem contar que ele é o produtor do programa Keeping Up With The Kardashians. Enfim, ele é um grande nome da cultura pop americana; apresentado seu vasto curriculum, voltamos ao American idol...

Ryan cresceu junto ao programa, é nítida sua desenvoltura comparada as primeiras temporadas até os dias de hoje. Ele é o único a durar no posto, sendo que o posto de jurados houve muita troca de cadeiras.

Dentre os jurados que passaram pelo programa estão: Simon Cowell (sim, Simon antes do The X factor foi jurado por muito tempo no Idol), Paula Abdul, Randy Jackson, Steve Tyler, Ellen DeGeneres, Mariah Carey, Nicki Minaj, dentre outros. E os atuais: Keith Urban, Jennifer Lopez e Harry Connick Jr. 

Randy Jackson, Paula Abdul e Simon Cowel

Randy Jackson, Mariah Carey, o apresentador Ryan Seacrest, Nicki Minaj e Keith Urban


Atuais jurados: Keith Urban, Jennifer Lopez e Harry Connick Jr. 
Com 15 temporadas o programa teve muitos momentos marcantes. Selecionei as melhores performances na minha opinião, caso tenha interesse, dá o play abaixo: 













Minha temporada preferida é a 11ª de 2012 que teve como ganhador Phillip Phillips. E quem ficou em segundo, contra minha vontade, foi Jessica Sanchez, apesar de achar que Phillip era sensacional, mas minha torcida sempre foi para Jessica.

Os finalistas da 11ª temporada – Phillip Phillips e Jessica Sanchez
Abaixo o vídeo da season finale da 11ª temporada onde o ganhador Phillip Phillips canta ‘’Home’’ que posteriormente virou seu primeiro single. Essa música é demais! Minha favorita dele.


E o vídeo da segunda colocada Jessica Sanchez onde faz um dueto com Jennifer Holliday da música “And I Am Telling You I'm Not Going” também na final da temporada. Esse é dos meus momentos preferidos de toda a história do Idol. É de arrepiar!


 VÍDEO BÔNUS:

Apesar de Jessica não ter ganhado ela tentou sem muito sucesso uma carreira de cantora após o fim do programa. Lançou um single com Ne-yo, fez alguns shows mas não passou disso =(  

Se me permitem (este fã de Jessica rs) deixo aqui a sugestão do seu primeiro e único single. Se você curte pop, vale o play: 


O American idol vai deixar saudades, ele contribuiu na formação do meu gosto musical e marcou muitas fases da minha vida. Confesso que nos últimos anos tiveram umas três temporadas que eu perdi justamente por estar assistindo outros realitys, mas o idol sempre ocupou um lugar muito especial e merece todo o valor!

Para quem se interessar: a final do American Idol vai ao ar pelo canal Sony na quinta feira agora, dia 07, as 21hrs.  




Nenhum comentário

Postar um comentário