27 de jan de 2016

ANTIPRINCESAS - COLEÇÃO DE LIVROS INFANTIS INSPIRA CRIANÇAS COM HISTÓRIAS REAIS


Quando se fala em livro de histórias infantis já nos lembramos das famosas princesas da Disney (nada contra elas, eu cresci lendo os livros e até hoje ainda sou apaixonada pelos filmes). As lindas, sofredoras e com amores impossíveis. É uma forma de sonharmos com histórias lindas e com finais felizes. 

O que achei muito interessante foi a ideia da autora Nadia Fink, escritora espanhola de criar uma coleção de livros, com protagonistas reais, com histórias inspiradoras sobre mulheres e homens que realmente existiram e deixaram uma marca com suas experiências.

A Editora Chirimbote está lançando o segundo livro da coleção, o primeiro livro conta a história de Frida Kahlo e o segundo foi dedicado a artista chilena Violeta Parra.

"Pensamos em personagens familiares que não são ensinados a meninas e meninos, talvez porque eles não sabiam como explicar seus conflitos com a sociedade machista. Há algum medo de mostrar outras maneiras de lidar com a vida, especialmente no que diz respeito à maternidade, a relação com o corpo, a sexualidade, etc. Enquanto isso, encontramos aquelas princesas da Europa tão longe de nossa realidade latino-americana, que também mostram muito diferentes estereótipos de mulheres que somos. Por isso, não é tanto de antiprincesas em um sentido negativo, mas a abordagem e as pequenas histórias de mulheres reais que transcenderam seu tempo e quebrou estruturas" diz a autora.

A autora destaca qual é o real objetivo da coleção em uma entrevista dada ao site argentino La Capital (entrevista em espanhol).

Amei a ideia principal da coleção, muito interessante as crianças conhecerem histórias reais. Vi alguns relatos de pais no Facebook da editora, que as crianças estão contando aos seus amigos na escola e pedindo para as professoras lerem os livros. Lá vocês vão encontrar até fotos das meninas se "fantasiando" das protagonistas.

É uma forma muito divertida e interessante de levar educação e cultura as crianças e adultos sobre nossos países ou regiões, e principalmente a função das crianças acaba sendo esta de passar esse conhecimento para outras pessoas, pois através delas é que os pais, os amigos, os pais dos amigos, os professores, os familiares, passarão a conhecer melhor a cultura das mulheres e homens de cada região e país. 


Infelizmente a coleção ainda só é vendida na Argentina, mas já estou ansiosa para pegar em minhas mãos e conhecer essa coleção que além de um ótimo conteúdo tem uma ilustração incrível!

(Crédito de imagens: Facebook da Editora Chirimbote)


19 comentários:

  1. Que bacana! Eu já tinha ouvido falar do projeto, porém não sabia como funcionava... Achei uma iniciativa incrível, nós teremos uma geração de crianças realmente informadas, e não influenciadas como na atualidade!

    http://www.oamantedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Eu amei este projeto e achei fundamental para as crianças é uma nova forma de compartilhar histórias regionais e também informa-las assim como você disse...
      Bjs e volte sempre

      Excluir
  2. Eu adorei essa ideia. Já tá na hora de fugir do óbvio princesas da Diney =(

    www.cerejasemneve.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a ideia né Tati! Assim as crianças conseguem sonhar com histórias que realmente aconteceram..
      Fico feliz que tenha gostado...

      Volte sempre, Bjs

      Excluir
  3. Que fofura ! As ilustrações são lindas mesmo, e a proposta é revolucionária ! Achei digno ! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo né! Eu estou apaixonada pela ilustração <3

      Excluir
  4. Olha eu aqui de novo Isa! Ai que pena que só é vendida na Argentina. Ainda né.rsrs
    Poxa falando em Frida vai ter uma exposição sobre ela no Rio, pena que não tenho como ir. Ahhh eu amei as ilustrações!!! Lindo post! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana rsrs Nossa eu amei a coleção, parece que logo logo chegará ao Brasil.
      Acho que sei qual exposição que é, eu não fui mais meus tios foram e me mostraram várias fotos, essa mesma exposição teve em São Paulo, vale muito a pena, eles amaram e só pelas fotos já achei super válido!
      Pena que não consigo ir, porque é meio longe para mim.
      Mais não perca rsrs

      Beijos!

      Excluir
  5. Find top packing and moving companies for national and international relocation at Dealkare.
    packers and movers in bokaro
    packers and movers in cochin

    ResponderExcluir
  6. Are you looking for Software Development Company in Lucknow ? If yes, them ITSWS technologies is the best for software development.

    ResponderExcluir